fbpx

6 dicas para manter o seu WIFI NO MÁXIMO!

Quero mais dicas como essa!

  1. Mantenha seus aparelhos atualizados

Mantenha seus dispositivos, como celulares, tablets e computadores sempre atualizados para garantir que estejam compatíveis com as tecnologias mais atuais.

A tecnologia está em constante evolução e sempre que seu provedor atualiza sua rede, você deve preparar os seus dispositivos para receber toda a velocidade disponível.

Para isso, você deve realizar os ‘updates’ sempre que seu sistema operacional sugerir. Nunca deixe para depois. Caso você tenha dúvidas se o seu dispositivo está atualizado, entre nas configurações do seu sistema e consulte a versão instala, depois, veja no site do fabricante do seu dispositivo qual é a versão mais atual.

Caso a sua versão não seja a mais atual, atualize conforme o passo-a-passo disponibilizado pelo seu fabricante.

Além de manter o seu sistema operacional sempre atualizado, você também deve considerar o uso de equipamentos que sejam compatíveis com as últimas tecnologias. Veja a seguir, as diferentes tecnologias em redes sem fio:

Atualmente existem quatro padrões para redes sem fio: A, B, G, N e AC. Os padrões A e G conseguem transmitir informações em até 54 Mbps. O padrão B transfere dados com até 11 Mbps de velocidade. Já o padrão N, consegue chegar a 450 Mbps. Por fim, o mais moderno e rápido é o formato AC, que consegue transmitir e receber dados em até 1300 Mbps, pois ele utiliza frequência de 2.4 Ghz e 5Ghz.

Então, você precisa obter um roteador compatível com o padrão AC e um computador que suporte este formato. Para celulares é a mesma coisa, você precisa ter um aparelho que seja capaz de processar o padrão AC.

É por isso que modelos mais antigos de smartphones, notebooks e computadores não conseguem receber toda a velocidade do seu plano, pois não possuem Wi-fi que processam os padrões mais modernos.

  1. Escolha um local adequado para o seu roteador

Então você instalou o seu wifi naquela mesinha de canto cheia de vasos de plantas ao redor? Ou ainda, colocou o roteador dentro de uma gaveta? Ou quem sabe, deixou ele perto do microondas?

O sinal de wifi é transmitido através de ondas e tudo que ficar “no caminho da onda”, influenciará na qualidade do sinal.

A melhor estratégia é deixar o roteador em uma mesa sem nenhum objeto ao redor e em um ponto central da casa (de preferência, deixe o roteador no cômodo mais usado), pois obstáculos como paredes e portas, diminuirão a força do seu sinal. Outra dica é afastá-lo de aparelhos como microondas, rádios e telefones sem fio.

Jamais coloque dentro de móveis, como gavetas ou armários!

  1. Mude sua senha regularmente

Com o passar do tempo, você recebe visitas e vai liberando sua senha para amigos e vizinhos que frequentam sua casa. Nada mais normal, né?! Mas, considere mudar sua senha regularmente, uma vez que seus vizinhos possam, até sem querer, estar conectados na sua rede, utilizando sua banda.

Além disso, cuide ao nomear sua rede wifi, evitando nomes como “Wifi do Fulano”, o melhor é deixar um nome do tipo “Rede-X-12345”.

Atitudes mais radicais como endereçamento de IP ou códigos MAC também são válidas, mas aí é melhor falar com seu técnico de confiança.

  1. Fique atento aos apps que consomem sua banda sem você saber!

A grande parte dos aplicativos hoje em dia, funciona em “segundo plano”, ou seja, mesmo que você não esteja usando o app naquele momento, ele pode estar consumindo sua banda. Jogos, Whatsapp, Instagram, Waze e outros aplicativos que não forem fechados, irão consumir sua capacidade de conexão.

Ou seja, quando você sai do aplicativo em questão, sem encerrá-lo, você está usando a capacidade da sua banda.

Para resolver isso, consulte o manual do seu dispositivo e pesquise por “como encerrar aplicativos no dispositivo X”, ou “como fechar apps no dispositivo X”.

Não sabe fechar apps no Android ou iOS? Clique aqui.

  1. Reinicie seu roteador com frequência

Durante o funcionamento, seus dispositivos vão acumulando erros, o que pode acarretar em navegação mais lenta. Para evitar isso, reinicie seus roteador, celulares, computadores e quaisquer dispositivos conectados na rede.

Um recurso que está ficando cada vez mais comum é a reinicialização programada. Basta programar o roteador para reiniciar automaticamente de tempos em tempos, geralmente uma vez por dia em um horário específico. Sugerimos que você consulte seu técnico de confiança pra fazer isso.

  1. Mas atenção. JAMAIS resete o seu roteador!

Ao resetar seu roteador, informações importantes para sua conexão com a internet serão perdidas, o que pode levar a sua internet a parar de funcionar parcial ou totalmente.

Quer um plano com WIFI super potente? Deixe seus dados Aqui!

Contato





Comercial
contato@rapidanet.com

Suporte
suporte@rapidanet.com

Cobrança
financeiro@rapidanet.com

(51) 3097 0595 (51) 3097 0595

Siga-nos nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Trabalhe Conosco Contrato
Open chat
1
Olá! Acesse nosso atendimento via Whatsapp.